Desventuras insólitas e sei lá...

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Pré-socráticos

Não estava conseguindo ler o Hobsbawm e então fui para os pré-socráticos, o que foi mais fácil. Li depois outras coisas, estou lendo algumas e tal, estou conseguindo ler bem, o que é um alívio em muitos sentidos. Bem, os pré-socráticos eram uns malucos!

- Estou tentando lembrar como era este texto original, pois o apaguei por acidente. -

Fui testar minha mãe e perguntei para ela quem tinha dito que não se pode passar pelo mesmo rio duas vezes. Ela respondeu que não sabe, mas que só podia ter sido um maluco. Perguntei o porquê e ela: "ora, quando a gente vai para Estrela do Norte a gente passa pelo rio das almas depois a gente passa por ele de novo".

Tales disse que tudo é feito de água, mas eu acho que na verdade, isso por causa da minha posição moderna, que tudo na verdade é feita de água mineral tirando, é claro, o lado capitalista da água mineral. De acordo com Anaximandro tudo é feito de um só mesmo princípio (o que foi uma revolução), o ilimitado, o ápeiron. Já para Anaxímenes era o ar, e o ilimitado e limitado em grandeza e em quantidade. É engraçado verificar que as idéias que tornaram estes homens grandes filósofos são senso comum hoje em dia. Pitágoras além de criar o teorema de Pitágoras deu nome a seita fanática dos pitagóricos. Xenófanes de Colofão possuía o nome mais próximo do ideal de beleza da época. Já Heráclito, disse que tudo era feito de transformações e mudanças, para ser mais preciso: fogo. Parmênides descobriu que o que ser é, e o não-ser não é; de onde se conclui que o peso é ausência de leveza. Zenão inventou ótimos paradoxos, que, aliás, vão muito bem com tira gosto e uma cervejinha. Melisso de Samos eu não lembro, depois vou olhar e falo algo engraçado sobre ele. Empédocles trouxe a visão vigente atual de que tudo é feito de terra, água, fogo, ar e coração (amor e ódio). Filolau descobriu que não pode existir mais de uma coisa e que o movimento não existe. Para Anaxágora cada coisa é feito de tudo. Por exemplo: cadeira é feita de bacon, hambúrguer, batata palha, milho, ovo, cadeira, etc, onde a cadeira é o que prepondera. Leicipo diz que tudo é feito de átomos, visão que seria a mais aceita se não fosse por Empédocles e seus quatro elementos. Demócrito roubou a idéia dos átomos e acrescentou belos pensamentos de auto-ajuda.

- Não ficou idêntico, mas ficou bem próximo. Esta versão ficou até um pouco melhor! -

Um comentário:

brasil disse...

Depois dá uma passada no blog e testa o radinho do last.fm lá (se fica cortando as músicas por causa da concexão e talz).