Desventuras insólitas e sei lá...

segunda-feira, março 02, 2009

Oscar

Oscar! Slumdog Millionaire (Quem Quer Ser Milionário) é uma das maiores porcarias que já vi, e até onde conheço é o pior filme que já ganhou o Oscar. Desanimei muito quando Uma Mente Brilhante ganhou, mas Slumdog Millionaire consegue ser pior que pior dos otimismos idiotas e sem conteúdo, ou seja, ele consegue ser pior que o vomitador de mariposas, À Espera de Um Milagre. É difícil de acreditar que À Espera de Um Milagre consegue enganar tantas pessoas. No filme um homem negro gigante e corpulento vai injustamente para o corredor da morte (ele tinha sido encontrado abraçado com criancinhas brancas mortas que ele anteriormente tentara salvar de animais ferozes) e no corredor da morte ele faz vários milagres, ressuscitado ratinhos e tirando as enfermidades dos "pecadores". Se este filme não é um melodrama, não existe melodrama. É muito claro para mim que aquilo é um drama apelativo e raso. Contudo assustadoramente o filme engana muitas pessoas, concorreu a Oscar de melhor filme e tem bastante admiradores. Dizer que Slumdog é pior foi um baita exagero meu!
Em Slumdog um favelado indiano vai para um programa de perguntas e respostas e acerta todas as perguntas mesmo sendo analfabeto. Sorte e os aprendizados da vida dura na pobreza fazem do romântico herói um milionário. É simplesmente ridículo, mas engana e ganhou tanto o globo de ouro quanto o Oscar. Frost/Nixon e Milk são para mim dois filmes fraquinhos. Benjamin Button como eu disse anteriormente, não foi muito do meu agrado, mas é um filme bom. O Leitor (The Reader), que deu para Kate Winslet o Oscar de melhor atriz, é dos que foram concorrentes ao prêmio de melhor filme certamente o meu preferido. É engraçado imaginar uma história que se passa na Alemanha, com personagens alemães ser uma produção americana, com atores falando inglês. Mas é justamente o caso do filme e um ótimo filme aliás. No post Annie Leibovitz a foto do Clint Eastwood é referente ao filme Gran Torino, apesar de ter alguns clichês ainda é claramente mais interessante que Milk ou Frost/Nixon e deveria ter concorrido também. E por hoje é só!

4 comentários:

Luiz Netto disse...

Eu gostaria muito de poder discorrer aqui com mais propriedade sobre este post, mas ainda não fui assistir o tão mal falado vencedor do Oscar. Confesso que eu já parto com uma pré-intenção de apreciar filmes que ninguém gosta. É um "contrismo" infantil de minha parte, mas que permite sempre enxergar as rachaduras nas opiniões alheias. Não faço muitos amigos com isso. Mas de qualquer forma... Eu poderia dizer que os grandes especialistas responsáveis pela "maior" pop-premiação do setor não poderiam estar tão enganados sobre o filme. Mas, todos sabemos o quanto os americanos e principalmente os oscamericanos podem ser CRETINOS, tendenciosos, e vendidos. Poderia dizer que o filme parece ser envolvente :), passa uma boa mensagem, que estimula e motiva as pessoas em busca de seus sonhos. Que o filme vende esperança em uma terra de perdidos. Mas convenhamos... É uma mentira. Uma grande e redundante mentira, embalada em uma trilha sonora empolgante. E que convenceu, mais pela falta de opção e pelos tempos de crise, os sedentos porcos capitalistas que não poderiam na QUEBRADEIRA atual do USA, preferir outro filme do que um que fala de ganhar MUITO DINHEIRO, de forma fácil, quando tudo parece impossível. Ouso dizer, mesmo sem assistir o filme, que este Oscar foi para o filme que tinha mais dinheiro e que gastou menos dinheiro :) Quanto aos outros filmes, também fico com O leitor, mas daria o Oscar de melhor livro, para benjamin Button. O livro tem o que falta no filme. Mais enredo, um ritmo menos arrastado, e mais espaço para imaginação. Valeu leozão.

brasil disse...

Infelizmente meu ritmo para ver filmes não anda ajudando. Esses filmes indianos me deixaram curioso, ainda que no fim possa achar que é porcaria, sei lá.

Eu gostei do Benjamin Button, mas não tenho senso crítico para filmes para avaliar tantos aspectos assim. Também não vi muitos dos outros citados pra comparar de alguma forma.

Acaba que me limito a ficar com o bom entretenimento do filme, sem passar muito disso. Legal o post.

Polly disse...

Muito bom o post, mais completo em analise e critica!
E ainda bem q cada um escolhe o seu preferido. E naõ somos nos que escolhemos os melhores para dar o Oscar!
Ainda bem!

leitora disse...

pois é, esses filmes "do oscar", são sempre facilimos de se encontrar na feira dos "importados", que o povo tanto gosta, por exemplo...
agora, vá procurar algum clássico, cinema europeu, cinema brasileiro da melhor qualidade,etc, pra ver se tu acha... não acha!
e o oscar vai para......